Nos últimos anos atuei como Oficial do comando do Quartel de Planaltina-DF, o 14º BPM, percebo a qualidade e o excelente serviço que é prestado pelo grupo que compõe aquele quartel, são policiais militares que, na sua maioria, mora na cidade e atua diuturnamente combatendo o crime, sem que grande parte da população da cidade tome conhecimento do serviço que é executado. Não mudo meu discurso, perante as autoridades locais e nem aos organismos de imprensa, e sempre digo que, o grupo trabalha muito mas não tem seu devido reconhecimento. O grande problema reside em dois pontos básicos, o 1º é a reincidência do crime, ou seja, a legislação penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente só trazem benefícios para aqueles que cometem crimes; e 2º existe uma grande interferência do alto comando da Corporação PMDF e interferências políticas, as quais, não permitem ao Comandante de Unidade executar ações operacionais visando estabelecer diretrizes e metas para o combate ao crime na cidade. Existe um "engessamento" do efetivo em Planos e Ordens que não permitem que o comandante local ou comandante operacional, consiga diminuir os indíces de crimanalidade ou estatísticas criminais. A exemplo do Estado vizinho GOIÁS, onde o comandante da Unidade Policial  Militar local exerce na sua plenitude o comandamento de sua tropa e de seus recursos em prol da segurança pública da cidade. Vejo que no DF os comandantes simplesmente ocupam cargos em detrimento de gratificação de comando e se tornam fantoches de políticos e do alto comando da Corporação. 

Gostaria de expressar neste espaço um elogio a Oficial do Alto Comando da Corporação, poucas foram as vezes que pude presenciar um oficial superior do alto escalão da PMDF atuar de forma ostensiva, deixando sua família para supervisionar o policiamento na cidade de Planaltina, nesse sentido expresso meus agradecimentos em nome da família 14º BPM ao CEL QOPM ALAIR, atual Chefe do Departamento Operacional da PMDF.

 Sr, CEL QOPM ALAIR, o exemplo arrasta... os Policiais do 14º BPM de Planaltina tem orgulho em ver exemplo de Chefia e Liderança na forma como o senhor exerce tal Liderança, parabéns e obrigado.

DO EDITOR.